sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sabedoria Canina

Já se imaginou agindo com a sabedoria canina?
A vida teria uma perspectiva mais amistosa.
Tente:


1. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.
2. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.
3. Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-la(o).
4. Quando houver necessidade, pratique a obediência.
5. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.
6. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.
7. Corra, pule e brinque diariamente.
8. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.
9. Seja sempre leal.
10. Nunca pretenda ser algo que você não é.
11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.
12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio,
sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.
13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.
14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.
15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.
16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.
17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que
não tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.
19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

Peixes

A classe dos peixes possui 25.000 espécies. Os peixes são os primeiros animais vertebrados, isto é, animais cordados que possuem um esqueleto ósseo (impregnado de cálcio)ou cartilaginoso (impregnado de matéria orgânica). O sistema nervoso dos vertebrados é sempre formado por um cérebro (situado no crânio), ligado a uma medula espinhal dorsal. O sistema circulatório é fechado e o sangue contém hemoglobina, pigmento que contém ferro e dá cor vermelha ao sangue.

Os peixes são vertebrados aquáticos de sangue frio; respiram por brânquias e possuem nadadeiras. Mas existem exceções: o peixe-gato possui pulmões auxiliares; o Atum não pode ser chamado de animal de sangue frio, pois a temperatura de seu sangue não e a mesma da água que o cerca. Mas, como as exceções servem para comprovar a regra, pode-se aplicar a definição dada para os peixes em geral. Os peixes podem ser divididos em três classes: os ciclostomados (de boca circular, sem a mandíbula), os cartilaginosos e os ósseos, estes dois conforme o tipo de esqueleto que apresentam.

Os peixes são vertebrados aquáticos de sangue frio; respiram por brânquias e possuem nadadeiras. Mas existem exceções: o peixe-gato possui pulmões auxiliares; o Atum não pode ser chamado de animal de sangue frio, pois a temperatura de seu sangue não e a mesma da água que o cerca. Mas, como as exceções servem para comprovar a regra, pode-se aplicar a definição dada para os peixes em geral. Os peixes podem ser divididos em três classes: os ciclostomados (de boca circular, sem a mandíbula), os cartilaginosos e os ósseos, estes dois conforme o tipo de esqueleto que apresentam.

Na grande maioria dos peixes, o corpo é achatado lateralmente; em alguns, como nas raias, achatado dorso-ventralmente, e protegido por escamas. As escamas são sempre formadas pela pele. Elas cariam muito, indo desde as escamas finas e lisas do bacalhau, até as escamas grossas e com dentículos dos tubarões. O movimento é dado por nadadeiras situadas no dorso, ventre, cauda e nas laterais do corpo. A respiração é feita por brânquias, mas existem alguns peixes pulmonados, como a pirambóia. A flutuação dos peixes é auxiliada por um órgão especial, a bexiga natatória, situado na frente do aparelho digestivo e ligado ao esôfago, e que se enche com uma mistura de nitrogênio, oxigênio e gás carbônico.

Alguns peixe, porém, não possuem a bexiga natatória. Os sentidos são representados por dois olhos, ouvidos com canais semicirculares (órgãos de equilíbrio), e geralmente pela linha lateral, uma espécie de sexto sentido que percorre a parte lateral do corpo e permite sentir vibrações da água.

A reprodução é sempre sexuada e, em geral, externa, havendo poucas exceções. As células masculinas e femininas são lançadas na água, onde se unem. O número de ovos é sempre muito grande. As águas estariam superpovoadas se a maioria dos filhotes não fosse comida por outros animais antes de chegarem ao estágio adulto. As grandes e complicadas migrações realizadas por algumas espécies, como as enguias e os salmões, estão relacionadas com a reprodução.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Fênix ou Fénix

A fênix ou fénix é um enorme pássaro da mitologia grega que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é a capacidade de transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes.

Se acredita que foi o único animal do Éden que resistiu à tentação, o que o converteu em um ser eterno. Este animal simboliza para as mais distintas culturas praticamente a mesma coisa: a imortalidade a ressurreição.

A origem da Ave Fênix vem dos desertos da Líbia e da Etiópia. Seu nome provem do grego “phoinix” que significa “vermelho”. O Fênix foi considerado por gregos e egípcios como um semideus, e segunda a lenda, este ser se consome em suas próprias chamas a cada 500 anos, para mais tarde renascer de suas próprias cinzas como um fênix jovem e novo.

A fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava. A impressão que a sua beleza e tristeza causavam em outros animais, chegava a provocar a morte deles

O mito em geral, muito popular no Egito, diz que ela era única. Portanto, para assegurar sua descendência, quando sentia a proximidade da morte, fazia uma espécie de ninho com plantas aromáticas e ervas mágicas e, após atear-lhe fogo, instalava-se em seu centro. Das cinzas surgia uma nova Fênix, que transportava os restos do ninho para a cidade de Heliópolis, no Egito. Ali era adorado o deus Sol, Hélios, de quem, segundo uma versão, a ave era a encarnação.

Na mitologia oriental, dá-se igualmente o nome de Fênix a uma ave maravilhosa que os chineses transformaram em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Participam da ave o dragão, a serpente, a tartaruga e o peixe. Na sua plumagem, brilhavam cinco cores sagradas.

A rainha das selvas brasileiras



NOME COMUM: Onça preta, pantera negra, pantera nebulosa

NOME EM TUPI GUARANI: jaraguá-pichuna
NOME CIENTÍFICO: Panthera onca
NOME EM INGLÊS: Black Panther

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:
Maturidade sexual aos 3 anos
Período de vida: 18 a 20 anos
Gestação: 93 a 110 dias

Na onça-pintada ocorre também o fenômeno do melanismo, comum aos leopardos asiáticos (pantera - negra) e outros felinos. A coloração amarela, neste caso, é substituída por uma pelagem preta ou quase preta. Dependendo da incidência da luz, percebe-se o mesmo tipo de manchas oceladas encontradas nas onças comuns.

O animal na forma melânica é chamado de onça-preta e em tupi-guarani recebe o nome de jaraguá-pichuna. Pela sua raridade, a onça-preta é um animal que desperta grande procura por parte dos zoológicos de todo mundo. Durante muito tempo quiseram alguns zólogos classificar esse animal como uma nova espécie. Um grave erro, visto que a onça-preta pode nascer no meio de uma ninhada de "pintadas", bem como de um cruzamento de onças-pretas pode nascer uma onça-pintada. A onça-preta ocorre com freqüência em regiões florestadas.

Dole


Este é um cavalo da Noruega possui certas características curiosas, uma das quais a de poder ser considerado um animal de tração em miniatura, pois há grande variação na altura dos indivíduos. Outra característica está na cabeça : parece a de um Pônei, delicada e às vezes com chanfro até côncavo, em contraste com o resto do corpo. O pescoço é forte, os ombros são bastante verticais, a musculatura é bem desenvolvida e os membros são curtos e ossudos, com patas peludas.

Um dos muitos ramos do cavalo nórdico, descendente do Berbere pré histórico. nos indivíduos mais delicados, ágeis e velozes, há a presença de cruzas controladas de Puro- Sangue Inglês recente.

Os animais nórdicos, embora mantendo as características dos pesados cavalos ditos da floresta, sofrem a influência da falta de alimentação exuberante nas gélidas regiões do Mar do Norte, o que explica a oscilação entre os portes dos indivíduos, tendo algum perdido a altura, através dos séculos, a exemplo do que se deu com o Piquira, no Brasil.

O indivíduo de porte mais avantajado é utilizada em pequenas propriedades rurais, tanto no arado quanto em setores madeireiro. Os mais ágeis são trotadores para jarretes e animais de montaria.

Altura: de 1,40 a 1,52m.

Pelagem: Predominantemente castanha, do avermelhado ao negro, com abundância de crinas espessas características dos animais de tiro, podendo ocorrer a presença de pêlos brancos, sobretudo nas patas peludas.

Jibóia


NOME COMUM: Jibóia
NOME EM INGLÊS: Redtail Boa
NOME CIENTÍFICO: Boa constrictor
FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Squamata
FAMÍLIA: Boidae
COMPRIMENTO: 4,5 m
VELOCIDADE: cerca de 500 m/h
PERÍODO MÁXIMO DE VIDA: 23 anos
CARACTERÍSTICAS: Vivípara. Vestígios de membros posteriores
COR: confunde-se com o ambiente..

Há muitas histórias de Jibóias enormes, com 10 ou até 15 m de comprimento, que estrangulam pessoas enroscando-se em seus corpos. Outras falam de jibóias que engolem vítimas três vezes maiores que elas mesmas ou que põem em fulga uma caravana inteira de exploradores. São apenas histórias. Na realidade, a jibóia é de índole pacífica, não é venenosa e nunca ataca o homem. Ao contrário, foge à sua aproximação. Raramente passa de 3 metros de comprimento. Toma como presa principalmente aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes. A jibóia apanha as suas vítimas ficando à espreita oi surpreendendo-as silenciosamente. Enrosca-se em torno delas e contrai o corpo até que a vítima não consiga respirar e morra sufocada. Engole a vítima tragando a cabeça primeiro e a digere devagar, caindo num torpor que dura às vezes diversas semanas. Despende pouca energia e pode ficar muito tempo sem comer.

Essa serpente grande vive nas florestas densas da América do Sul. Passa a maior parte do tempo nas árvores. Quando ameaçada, foge - mas muito lentamente. Pode também tentar assustar o inimigo silvando alto.

As aves


A classe das aves possui mais de 9000 espécies sendo 5000 passeriformes. São animais de sangue quente, isto significa que a temperatura interna do corpo (cerca de 37,5 C) permanece constante, sem ter relação com a temperatura do ambiente.

Para isto, o organismo gasta energia, e o gasto só pode ser reduzido com uma boa isolação (penas, pêlos, gordura). O peso das aves varia muito: de menos de 28 gramas até mais de 135 quilos. De acordo com o ambiente em que vivem, também há variação de detalhes da estrutura do corpo.

Mas todas as aves têm em comum características que tornam possível o vôo, mesmo as aves que já perderam a capacidade de voar (os únicos pássaros que não voam são os pingüins, avestruzes, emas, casuares e quivis). A habilidade para o vôo está refletida nas características típicas dos pássaros:

  1. corpo aerodinâmico;
  2. membros anteriores modificados em asas;
  3. cavidades dos ossos preenchidas com ar;
  4. ausência de mandíbulas e dentes, sendo a mastigação realizada pela moela, situada atrás do estômago;
  5. digestão rápida, sem armazenamento de alimento;
  6. penas leves, que são estruturas mortas e impermeáveis. Assim, não é preciso haver vasos sanguíneos pesados para nutrí-las.

Além disso, as penas fornecem isolação térmica leve. As penas maiores estão nas asas - antebraços adaptados ao vôo. As penas estão implantadas nos ossos da mão (primárias) e do antebraço (secundárias).

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Siamês

Aspeto Geral

Gato de tamanho médio, longilíneo, de tipo oriental, esbelto, elegante, flexível e bem musculoso.
Peso: 2,5 a 5,5 kg.

Cabeça
De tamanho médio, inscrita num triângulo formado pelas linhas retas que vão do nariz até ao topo das orelhas. Triângulo eqüilátero nos Siameses de tipo inglês, isósceles no tipo americano. Crânio, visto de perfil, ligeiramente convexo. Bochechas planas mas bochechas cheias autorizadas nos machos adultos. Focinho fino. Nariz direito, sem quebra. Ausência de pinch.
Queixo firme, em linha com a ponta do nariz.

Orelhas
Grandes, largas na base, bem espaçadas, pontiagudas, no prolongamento dos lados do triângulo.

Olhos
De tamanho médio, em forma de amêndoa, de tipo oriental, colocados em ângulo.
Cor: azul mais intenso possível..

Pescoço
Longo, fino, gracioso, ligeiramente arqueado.

Corpo
Comprido, esbelto, tubular. Ombros e ancas de mesma largura. Ossatura fina. Musculatura firme.

A escolha do filhote

Comece apreciando o cão adulto, antes de olhar para aquela apaixonante bolinha de pêlos. Observe bem o animal que ficará ao seu lado por uma dezena de anos, quando ele não será mais aquele bebê de poucos meses.

O primeiro ano representa um grande desenvolvimento para o cão, quinze vezes mais rápido que para o homem.

Costuma-se dizer que 1 ano da vida do cão corresponde a sete anos da vida do homem. Na realidade, a relação é variável segundo os períodos: a juventude do cão parece muito curta, em comparação com sua maturidade e sua velhice.

Algumas referências são indispensáveis, para não ficar completamente desorientado em meio a essa diversidade, única no mundo animal.

Para mim, o q são os oceanos...


Para mim o oceano ñ eh soh uma grande parte de agua q cobre a terra, e sim a ksa de milhares animais aquáticos, peixes, tubarões, baleias, crustácios...

Local

Percentual do total (%)

Oceanos 97,61
Calotas polares e geleiras 2,08
Água subterrânea 0,29
Água doce de lagos 0,009
Água salgada de lagos 0,008
Água misturada no solo 0,005
Rios 0,00009
Vapor d’água na atmosfera 0,0009
Fonte: R.G. Wetzel, 1983.

tabela 1.1

Curiosidades sobre o Preá



PREÁ (Cavia aperea)
  • Origem: regiões sul e sudeste do Brasil, Argentina e Paraguai.
  • Tamanho: de 25 a 30 cm quando adultos, com peso variando entre 800 g e 1,5 Kg.
  • Hábitos: basicamente noturnos.
  • Manutenção: Mantê-los em gaiolas sem fundo de arame, para que não se machuquem. Forrar o fundo com substrato próprio para roedores, acrescido de capim verde. Manter sempre limpos um comedouro e um bebedouro tipo mamadeira. Deixar sempre disponível o suplemento Alcon Rodent.
  • Reprodução: o período da gestação é de 60 a 70 dias e origina em média 3 filhotes.
  • Coloração: castanho e cinza escuro.
  • Manuseio: aceitam, desde que tratados com delicadeza.
  • Compatibilidade: podem ser mantidos em pares.
  • Alimentação: Alcon Club Roedores - Alimento Extrusado e Alcon Club Roedores - Frutas e Legumes. É importante fazer a suplementação vitamínica com Labcon Roevit.

Esse eh novo:

Para vc q tem peixe, pássaro, roedor, entre outros. Este site eh muito recomendado, eh da marca de ração Alcon, muito conhecida aki no Brasil, tem muitas dicas para vc, tipo o quadro ´´Doutor Fala`` e muito + coisas.

http://www.labcon.com.br/index.php

VLW
XD

Saúde Animal


Esse site eh uma maravilha(www.saudeanimal.com.br), a maioria das notícias eu tiro dele, outras de outros sites e outras eu eh q faço.E por falar em animais... eu queria mostrar a vcs um blog tbm muito lgl de animais, eh esse aew:
http://vidaanimalbred.blogspot.com

Vlw

terça-feira, 1 de abril de 2008

Curiosidades....

Por que o papagaio imita o que nós falamos e os outros animais não?
R. - A capacidade de falar está assiciada ao formato da língua. Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala no ser humano. Se o animal tem capacidade mental para conseguir imitar a fala humana e tiver a língua redonda, como a nossa, imitará a fala. O papagaio, periquito, maritaca, cacatua, mainá etc.

Qual a maior tartaruga do mundo? E quanto ela pesa?
R. - A maior tartaruga do mundo é a tartaruga marinha, Dermochelys choriacea, que pode exceder os 2 metros e pesar 550 kg.

Maracajá


NOME COMUM: Maracajá
NOME EM INGLÊS: Margay
NOME EM ESPANHOL: Gato Margay

NOME CIENTÍFICO:
Felis wiedii
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 60 cm, mais 40 de cauda
A fêmea é menor que o macho.
Peso: Alcança entre 3 a 5 kg
Ocorrência Geográfica: Em todos os estados brasileiros
Categoria/Critério: Espécie ameaçada pela destruição de habitat caça ilegal, área de distribuição restrita, populações pequenas.
Descrição: Dorso amarelo-queimado e acinzentado na cabeça. Linhas e manchas arredondadas e listras negras distribuídas pelo corpo. Anéis completos na metade final da cauda. Alto da cabeça e lados da cara amarelados. Possui manchas brancas sob os olhos e na parte externa das orelhas. Orelhas redondas. Olhos muito grandes.
Hábitos: Sobe com facilidade em árvores e é a única espécie que desce com a cabeça para baixo como os esquilos. Espécie primordialmente noturna, terrestre e arbórea, solitária.
Alimentação:
Alimentam-se de pequenos mamíferos, aves e répteis. Ocorre em matas pouco perturbadas em todo território nacional, exceto região Nordeste.

O maracajá ou gato-do-mato é um verdadeiro acrobata, capaz de trepar nas árvores com grande agilidade e rapidez. Essas acrobacias são facilitadas pela conformação especial de suas patas: os pés podem girar 180º sobre si mesmo, o que permite ao Maracajá descer dos troncos com a cabeça voltada para baixo, enquanto os seus semelhantes são obrigados a se deixar deslizar, com a cabeça para o alto, arranhando a casca da árvore. Ele consegue também jogar-se no ar e se agarrar a um, galho com uma das patas.

O maracajás estão espalhados por todas as florestas tropicais da América Central e América do Sul. São encontrados também na costa do Pacífico. Como a jaguatirica (Felis pardalis), eles têm malhas (ocelos) alongadas. Mas são menores e seu corpo bem mais esguio. Pouco se sabe a respeito da vida do maracajá em liberdade. Ele se alimenta de pequenos roedores e principalmente de aves.

Mamíferos


A classe dos mamíferos é a mais conhecida pois inclui o homem e possui 4000 espécies diferentes. Os maiores animais selvagens ou domésticos, são mamíferos.

Um mamífero pode ser definido como um animal cuja fémea possui glândulas mamárias. Essas glândulas terminam em tetas (menos nos monotremados - ornitorrinco) cujo número varia conforme a espécie (2 na cabra, 12 no rato).

Em todas as espécies o leite materno é o primeiro alimento do animal recém-nascido. Além desta característica fundamental, os mamíferos têm muitas outras comuns a todos, incluindo quatro membros e pele coberta de pêlos.

Os mamíferos são animais de sangue quente; isso requer, então, algum tipo de isolação térmica que é oferecida pela pele: tecido gorduroso, uma camada de pele externa morta (epiderme) e, principalmente, pêlos. As glândulas sebáceas, embutidas no pele, revestem os pêlos com uma secreção que repele água, e cada pêlo tem um músculo especial (horripilador) que pode deixá-lo eriçado.

Todos os mamíferos, sem exceção, possuêm pêlos. (As baleias, que não tem pêlos quando adultas, nascem com eles; as escamas do pangolim são pêlos modificados, etc.).

Os membros, muito modificados nos cetáceos (os braços se tornam barbatanas), se localizam quase sempre, nos mamíferos terrestres, na face abdominal do corpo. Isto permite ao animal andar ou correr. Os membros podem ser terminados em quatro pés (quadrúpedes), dois pés e duas mãos (no homem) ou quatro mãos (nos macacos). Nos ungulados (búfalos), as unhas ficam em contato com o chão e se transformam em cascos.

A reprodução sempre é precedida de acasalamento verdadeiro. Os mamíferos são vivíparos (os filhotes se desenvolvem dentro do organismo da mãe), menos nos Monotremados. Nos marsupiais (canguru) a fêmea dá à luz um filhote embrionário que termina seu desenvolvimento na bolsa ventral materna (marsúpio). Nos placentários o embrião se desenvolve inteiramente no útero materno, ao qual se liga pela placenta.

Os mamíferos possuem um aparelho circulatório eficiente, com um coração dividido em quatro câmaras separadas; possuem diferentes tipos de dentes que são substituídos apenas uma vez. Em geral os mamíferos são ativos. O cérebro preenche a cavidade craniana e tem córtex muito desenvolvido, o que torna possível a adaptação a ambientes variáveis.

Vacinação - Cães


Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves

Assim que você comprar ou ganhar um cachorrinho, convém levá-lo ao Médico Veterinario para uma avaliação geral. Enquanto seu animalzinho não estiver com as vacinas em dia tome cuidado para que ele entre em contato apenas com cães saudáveis e, quando levá-lo na clínica veterinária mantenha-o no colo e distante dos outros cães.




Quadro de vacinação em Cães
60 dias de idade Vacina Octupla - 1ª dose
90 dias de idade Vacina Octupla - 2ª dose
120 dias de idade Vacina Octupla - 3ª dose
1 semana após a aplicação da 3ª dose da Octupla Vacina Anti-Rábica

Cientistas convencem peixes a cair em 'pegadinha do pescador'


Ha, é a pegadinha do pescador! Cientistas querem testar uma nova técnica que faz o peixe pescar a si mesmo. É. A idéia é que os animais hoje criados em cativeiro sejam liberados no mar aberto e treinados para receber comida ao ouvir um sinal. A pegadinha é soar o mesmo barulho na hora de capturar os peixes.

É um truque sujo. Os peixes seriam soltos no oceano e passariam a viver em liberdade. Algumas vezes ao dia um barco iria ao local onde eles vivem e jogaria comida na água, logo depois de fazer soar um sinal. O procedimento se repetiria diariamente até que os peixes aprenderiam a correr para o barco assim que ouvissem o sinal. Um dia, no entanto, redes estariam esperando.

Os pesquisadores do Laboratório de Biologia Marinha de Woods Hole, nos Estados Unidos, acreditam que a técnica pode facilitar a pesca comercial ao mesmo tempo em que ajudaria a recuperar as populações de peixes no oceano.

Gifs mt fofos!



Tem gifs como esses, mas tbm tem de outros animais.

Ai vai o site: http://saudeanimal.com.br/imagens.htm


XD